DICAS

Encontrei essa publicação na página da Pedra Mística e achei importante compartilhar,como dica para vocês:

Matéria: Como conservar Semijóias?

Publicado em: 08/01/2010
Como conservar Semijóias?
Muitas dúvidas surgem a respeito do uso e conservação das semijóias (ou folheados) como por exemplo, se devemos lavá-las ou não e como limpá-las.
O primeiro ponto a ser considerado é que a semijóia consiste de uma base metálica, revestida por camadas de ouro ou prata. Desta forma, seu uso não pode ser comparado ao de uma jóia que é feita do material puro.
Como contraponto à jóia, você pode adquirir uma variedade infinita de semijóias a preços acessíveis, aumentando suas possibilidades de combinações na hora de decidir o estilo da roupa, a forma do brinco, o tipo de anel, o comprimento e tipo do colar ou da corrente, ou a escolha do pingente, da pulseira ou tornozeleira.
Comparativamente, uma única jóia a um preço médio de R$ 4000,00 permite, com o mesmo valor, a compra de pelo menos 125 peças diferentes de semijóia. O que isto tem a ver com a conservação das peças? Tudo! A ação de variar diariamente as semijóias aumenta muito a vida útil das peças e, claro, toma o visual mais feminino e elegante.
O uso diário constante de uma mesma semijóia, a princípio, não é recomendado, entretanto, há vários casos de grande durabilidade sem qualquer prejuízo para a peça. Isto significa que depende muito da pessoa que usa - suor, cremes, perfumes, manuseio etc. Em outras situações, ocorre rapidamente perda de características originais da peça.
A seguir alguns fatores que podem danificar a semijóia folheada:
  • SUOR: Um dos mais agressivos e muitas vezes responsável pelo escurecimento da peça. No organismo ocorre uma perda contínua de líquido pela pele. O suor é o fator mais efetivo na remoção do calor corporal. Sua composição pode ser extremamente corrosiva devido à presença de substâncias como: Sulfatos, Fosfatos, Cloretos, Ácidos cítrico, úrico e lático. É o caso da prata, por exemplo, que pode escurecer quando em contato com estas substâncias por ser um metal mais sensível do que os outros.
  • Presença de excesso de Iodo no organismo.
  • Cosméticos — Cremes, Pomadas, Loções etc.
  • Perfumes — Líquido original, Colônias etc.
  • Química para os cabelos — Pinturas, Alisamentos etc.
  • Manuseio — Esforços impróprios submetidos às peças, tais como: pequenas Torções, Puxões e Dobras.
  • Produtos de Limpeza — Multiusos, Alvejantes, Sabões etc.
  • Atividades de Lazer — Praia, Piscina, Sauna, Banhos etc.
Como Resolver Isso?
Basta observar os 8 pontos citados acima. E, quando ocorrer danos à semijóia, para alguns casos a alternativa é lavar a peça com detergente neutro.
Veja como fazer:
  • Coloque o detergente na própria mão, depois um pouco d'água, e então, esfregue a peça levemente.
  • Proceda a lavagem, de forma que a limpeza ocorra por toda a peça. A seguir, enxaguar e enxugar bem para não deixar resíduo de umidade. Repouse a peça em local ventilado até sua secagem total.
  • Em um copo adicione um dedo d'água morna e detergente. Introduza a peça e agite a água sem movimentar a peça. Deixe em repouso por cinco minutos e esfregue levemente com os dedos. A seguir, enxaguar e enxugar bem para não deixar resíduo de umidade. Repouse a peça em local ventilado até sua secagem total.
Quando lavar?
Este procedimento de lavagem deve ser adotado após cada uso da peça.
Atenção para as Pérolas:
Se sua semijóia tiver pérolas, não lave-as. Utilize apenas um pano úmido para limpá-las. Veja mais sobre os cuidados com as pérolas acessando o texto: Como conservar jóias de Pérolas no endereço:www.pedramistica.com.br na seção Dicas de Montagem.
Sugestão: você pode oferecer ao seu cliente este texto informativo sobre os cuidados necessários com a semijóa para prolongar o tempo de vida das peças.

Nenhum comentário: